14 novembro 2012

A História da Contabilidade


A evolução das necessidades humana é diretamente proporcional à evolução histórica da Contabilidade. São estas necessidades que permeiam a evolução das diversas ciências.

História Antiga até a Média: período em que os registros eram simples de fichas de barro e envelopes. Nesta fase predominavam a caça, a pesca, o trabalho manual e artesão. A contabilidade era rudimentar, impulsionada pela necessidade de troca e necessidade de mensuração de bens.

Marco da Contabilidade em 1494: desenvolvimento comercial e publicação da Obra de Paccioli e Consolidação da Contabilidade de 1494 a 1840: período em que foi difundido o método das partidas dobradas, período das grandes navegações e da revolução industrial. O trabalho artesanal dá espaço à produção industrial e em massa. As grandes organizações começam a surgir e o empirismo não tem mais lugar. A Contabilidade avança para atender as necessidades de controle etc.

A partir de 1840: período científico que surgem os estudiosos, publicação em livros, Escola e padronizações: Nesta fase, avançam as grandes corporações, o capital cada vez mais globalizado, intensifica a busca pelos investidores, por segurança e redução do risco em seus investimentos, principalmente os minoritários. A Contabilidade converge para linguagem universal, como facilitadora deste diálogo entre nações e culturas diferentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário