O empreendedorismo se tornou uma palavra comum nos vários meios empresariais e profissionais. Palavra pronunciada facilmente por todos. Há quem pense que o simples ato de comprar ou vender algo está empreendendo, porém empreender significa que é identificar oportunidades e buscar soluções para resultar em negócio rentável e lucrativo.
Neste contexto o papel do empreendedor é importantíssimo, pois ele tem perfil inovador nato. A habilidade das pessoas de reinventarem dinamiza a sociedade e a economia.
As pesquisas desenvolvidas pelo SEBRAE (Serviço de Apoio a Pequenas e Médias Empresas), apontam algumas características importantes para quem pretende se aventurar pelo mundo dos negócios, como assumir riscos, aproveitar as oportunidades, conhecer o ramo em que pretende atuar, saber organizar, saber tomar decisões, ter espírito de liderança, ter talento, ser independente, manter o otimismo.
O estudo divulgado, em 2008, pelo GEM (Global Entrepreneurship Monitor), no Brasil, mostra que atualmente o empreendedorismo por oportunidade predomina, então para cada empreendedor por necessidade há dois por oportunidade. O estudo revela ainda que o Brasil é um dos países mais criativos do globo.
Estes indicadores e os mais variados casos de sucesso divulgados na mídia constantemente servem de inspiração para todo o mundo. Muitos profissionais que tem oportunidade de mergulhar no mundo dos negócios, com ideias inovadoras, têm receio de sair da “zona de conforto” que é proporcionada pela carteira assinada, a empregabilidade. Ultrapassar este estágio é um dos primeiros desafios para o futuro empreendedor.
Mesmo com um espirito e ideias inovadoras, há pessoas que têm medo de encarar as consequências em abandonar um emprego e passam grande parte da vida descontente como empregado e, possivelmente, perdendo a oportunidade de gerar novos empregos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário